Tampografia é na Kent do Brasil

Tampografia o que é?

A Tampografia é um processo de impressão indireto, em que a imagem é aplicada na peça com o auxílio de uma máquina tampográfica. A imagem é gravada em baixo relevo em um clichê, onde a tinta é depositada e coletada por um tampão de silicone flexível, que transfere para a peça a imagem coletada no clichê.

Como funciona e onde encontramos a Tampografia?

É uma técnica muito utilizada para impressão ou decoração de peças.

Independente da superfície ou do material, se adequá a superfície irregular, côncava, convexa, relevo e plana.

Podemos usar para aplicar imagens ou letras utilizando tinta.

Encontramos em eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos, autopeças, brindes, embalagens, etc.

Podemos imprimir em todo tipo de material sendo que os resultados são melhores em materiais plásticos, papel, papelão e couro.

Em vidro e metal existe certa dificuldade de aderência.

A ancoragem da tinta nesses materiais é dificultada pela falta de porosidade na peça.

Com a utilização de tintas adequada, adicionando catalisador e reforçado na porcentagem recomendada, conseguimos um resultado satisfatório.

Tampografia, Tampografia Verde, Tampografia Ecológica, Máquinas Tampográficas

 

A Tampografia sofreu mudanças significativas e enxerga pela ótica sustentável, uma forma de se aprimorar e contribuir com o planeta.

A Tampografia está passando por mudanças significativas para sua melhoria.

A final, nesse ritmo de globalização, seria impossível esse segmento ficar de fora!

Praticamente todos os seus itens estão passando por processos que visam a Tampografia ecológica e sua melhoria.

Desde insumos até máquinas que já estão sendo migradas para essa nova era ecológica e tecnológica.

O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com a responsabilidade social das organizações.

Além disso, a ideia de “sustentabilidade” adquire contornos de vantagens competitivas. Aquele que tem essa mentalidade acaba largando na frente.

O que são clichês tampográficos?

Os clichês são um grande exemplo dessas modificações.

Placas de Aço VND de 10 mm, os clichês de aço lâmina e as de nylon, já estão sendo substituídas.

Isso acontece porquê sua corrosão e fotolitos usados para gravação, são feitos até hoje com produtos nocivos ao meio ambiente.

Por esse motivo, eles estão sendo substituídos pelos novos clichês de alto desempenho e ecologicamente corretos.

Com sua revelação feita em soluções biodegradáveis à base de água, bem como os novos clichês gravados a laser que estão a todo vapor no mercado Tampográfico desde 2015.

Vale ressaltar que essa tecnologia a laser elimina por completo os processos de corrosão e fotolito e que, ainda por cima, é isenta de químicas.

O processo leva cerca de 1 minuto para ficar pronto, tornando-se assim o mais rápido e mais ecológico de gravação de um clichê.

O antigo tinteiro aberto, que possui um alto índice de poluição por causa da tinta exposta.

Além do uso constante de solventes na diluição, evoluiu para o novo sistema clean de tinteiro selado, onde a tinta não fica mais exposta.

Esse sistema reduz cerca de 70% o uso de solventes.

Evita a sua evaporação, controlando a viscosidade da tinta.

Mantenha o ambiente de trabalho totalmente limpo e organizado com o uso de cartuchos nos tinteiros.

Dessa forma, se evita o desperdício de solvente na limpeza, facilitando assim o descarte ecologicamente correto da tinta.

Solicite um orçamento

Entre em contato por telefone (11) 3238-5700, ou nosso Formulário de Contato e solicite um orçamento de nossas máquinas Tampográficas Manuais e Pneumáticas, ou solicite um Projeto Tampográfico Especial.

Acompanhe nossas páginas no FacebookYouTube

Fundamentos

Primeiramente a Tampografia era vista como uma arte de simples decoração e hoje se tornou um sistema de impressão capaz de imprimir em superfícies irregulares, côncavas, convexas, planas, etc., como a casca de uma noz, por exemplo. Sua grande vocação é para as impressões de pequenas áreas, mas com os avanços tecnológicos da Tampografia e de seu desenvolvimento a nível industrial.

A Tampografia está em ascensão no mercado brasileiro, devido à necessidade das empresas em melhorar seus produtos nos parâmetros visuais. Como a Tampografia é um processo muito antigo, há diversas empresas que ainda utilizam em suas produções um sistema ultrapassado de gravação, como máquinas de tinteiro aberto que sujam o ambiente e são prejudiciais à saúde do operador, clichês que são produzidos com químicos que agridem o meio ambiente, processos lentos ou manuais que fazem com que se perca muito tempo em limpeza ou setup. Hoje a evolução já é uma realidade no setor Tampográfico, já é possível encontrar sistemas totalmente clean, ecológicos ou até mesmo robotizados. E a tendência é que nos próximos anos essa seja a única realidade da Tampografia, pois a visão mundial está voltada para a conscientização global da ecologia.

Como Funciona a Tampografia?

Veja na imagens abaixo o processo atual mais rápido de tampografia para ter sua peça personalizada.

Passo a Passo 1

Comparativo

A KENT oferece muito mais que máquinas.

Nosso conceito é vender a solução e serviços de primeira linha.

COMPARATIVO KENT BRASIL

DICAS:

  1. Peça ao fornecedor que relacione todos os itens que acompanham à máquina no preço orçado, para não haver surpresa após a compra do equipamento. Itens que seriam essenciais para o funcionamento da máquina, acabam sendo vendidos à parte, como por exemplo, placa magnética e mesa coordenada.
  2. Pergunte se a máquina acompanha a tecnologia do tinteiro selado, veja bem não é fechado ou enclausurado como alguns concorrentes mascaram o tinteiro aberto pertencente à máquina. Esta tecnologia de tinteiro aberto só é usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos não é mais permitida por problemas ambientais.
  3. Verifique antes de comprar quanto tempo leva um setup ou troca de ferramental (clichê, berço e tinta). Nas máquinas da Kent, demonstramos para o cliente que é possível fazer toda a troca em menos de um minuto, já na máquina do concorrente o tempo mínimo é de 30 minutos.
  4. Verifique antes de comprar se é possível trabalhar na máquina com o conceito de “ajuste zero”, ou seja, trocar o ferramental sem que seja necessário reajustar a máquina para iniciar o processo de gravação.
  5. Solicite ao nosso departamento comercial o telefone de alguns clientes que tinham máquinas do concorrente e agora possuem máquinas KENT, para colher opiniões sobre os diferenciais dos nossos equipamentos.

ESTÁ COMPROVADO QUE A MELHOR QUALIDADE ESTÁ AQUI NA KENT DO BRASIL.